Notícias

09.04.2018Tempo: Semana começa com previsão de chuvas no Norte e Nordeste com potencial para impactos na colheita

Tempo: Semana começa com previsão de chuvas no Norte e Nordeste com potencial para impactos na colheita

Tempo: Semana começa com previsão de chuvas no Norte e Nordeste com potencial para impactos na colheita

 

Instabilidades seguem sobre as regiões Norte e Nordeste do país neste início de semana e com pontencial de impactos para a colheita, segundo reporta a Climatempo. Altos acumulados são esperados nesta segunda-feira (09) sobre áreas de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

O Inmet alerta para a previsão de chuvas entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia nessas áreas durante todo o dia. No entanto, apesar das precipitações, é baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. Na Bahia, as chuvas duram até amanhã (10).

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (10/04 a 12/04) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (10/04 a 12/04) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A Climatempo aponta que essas condições previstas para a região Norte e Nordeste podem atrapalhar os trabalhos de finalização da colheita em algumas áreas pelo país. Por outro lado, as precipitações tendem a ser benéficas às lavouras da 2ª safra, que estão em pleno desenvolvimento.

"A instabilidade será bastante benéfica, uma vez que os níveis de umidade do solo estão relativamente bons, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. Já nas regiões produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a chuva. atrapalha o pleno andamento da colheita, porém, ainda não há registros de perdas de produtividade ou qualidade, apenas de paralisações nos trabalhos no campo", noticiou a Climatempo.

As chuvas devem ficar mais irregulares no Centro-Norte apenas entre os dias 12 e 20 de abril em grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Enquanto a chuva se concentra sobre o Centro-Norte do país, o Sul segue com tempo aberto pelo menos até quarta-feira, quando muda o cenário. "Os mapas de previsão sinalizam que, a partir da próxima quarta-feira (11), a passagem de uma frente fria pela Região Sul irá deixar o tempo mais fechado. Com isso, há previsão de chuva generalizada", informa a empresa meteorológica.

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Cariri E Seridó Paraibano, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Norte Piauiense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Metropolitana De Fortaleza, Central Potiguar, Oeste Potiguar, Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Sertao Paraibano, Agreste E Brejo Paraibano, Metropolitana De Recife, Sao Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Leste Alagoano, Agreste Alagoano, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Litoral E Mata Paraibano, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul Baiano

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

 

Outras notícias